terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tende piedade de mim...

...e eram 13.05h quando saí do Consulado...
É um desespero.

Moçambique já não é a República das Bananas. Não sei se algum dia o foi, no entanto conheço muita gente que tem o pensamento antigo do "oh...nós lá somos reis e senhores. É fácil".
Desenganem-se, já não é assim.
Moçambique está a crescer a olhos vistos, com a ajuda de muitas empresas de Portugal, é certo, mas estas não o fazem por solidariedade, fazem-nos porque o mercado Moçambicano está ávido de desenvolvimento.

Mas não é por ser um país africano que podemos pensar que tudo é fácil, que através de uma "gasosa", de em "rebuçado" se pode controlar a lei. 
Não é o país mais sério do mundo, mas não é dos piores em termos de corrupção.

Para entrar no país era muito fácil, talvez demasiado fácil . Agora apertaram com as Alfândegas, puseram requisitos, não é que tenham fechado as portas, mas puseram lá uma cancela, um guarda para controlar quem entra e quem tem que sair.

Hoje no consulado havia uma fila enorme de pessoas a tentar ter o visto - de negócios, de turismo, de residência. E a coisa pia fino, os documentos têm que estar 100% em ordem, não há cá favores, não há cunhas. Há legalidade.

No entanto acredito que não estivessem preparados para tal boom de visitantes (principalmente porque antigamente podíamos ter determinados vistos à entrada de Moçambique e agora não - houve mesmo um grupo de portugueses que tendo chegado a Moçambique sem visto e sem data de voo de regresso (que é vital) que foi recambiado no mesmo avião para Portugal) uma vez que as condições físicas do consulado não comportam tanta procura (ao contrário do Consulado de Angola que tem uma estrutura bem montada para grande procura).

E pronto, lá estive eu muitas horas em pé, em fila, à espera da minha vez. 

Finalmente lá fui atendida e lá resolvi tudo o que tinha para resolver. Foi estafante, enervante, irritante, mas no momento em que ela me disse "Está tudo! Estará pronto a partir do dia 28"...ganhei novas energias e alento.

O óptimo da questão é que cada vez aprendo mais :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Será que regresso?

 Ando com vontade de escrever e de continuar a partilhar histórias mas, ao mesmo tempo, ando tão cansada, tão exausta, que não sei se vou co...