quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ouvido de passagem

Há coisas que me tiram do sério... a preguiça é uma delas, o viver à custa dos outros é outra, o viver à custa de nós todos...nem se fala.

Ontem de manhã recolhi às boxes, estava a sentir-me super mal, não tinha dormido de noite e ir para o escritório era uma irresponsabilidade tanto para mim, como para todos. 
Mas sou profissional, e tomei as devidas precauções, tomei medicamentos e de tarde fui trabalhar, porque há coisas que não podem ficar em suspenso à espera que a gripe passe. Eu não sou insubstituível, é certo, mas porque iria estar a sobrecarregar um colega com os meus assuntos, quando não estão familiarizados com os temas? Para gerar mais confusão?

Fui almoçar à minha mãe que me pediu para ir comprar pão porque estava atrapalhada a dar o almoço ao meu sobrinho. Eu, fazendo sacrifício mas jamais negando qualquer pedido da minha mãe, lá fui.
Estava eu a aguardar a minha vez e ouço o seguinte:

Cenário - Mesa de café/padaria, 3 mulheres, número de dentes no total...3, 12:30, possível Brunch, roupa de lycra e chinelo de quarto
...
A - "Mas tu vais comprar qual?"
B - "O S4"
C - "Mas olha que há outros S's"
A - "Sim, eu sei. Mas é esse ou o 5"
B - "Acho que fazes bem"

...

"Está aqui o seu pão menina"
"Hã...ah...ok...obrigada, até amanhã"

Se toda a gente tem direito a coisas boas, bonitas e práticas, tem.
Mas não é com o dinheiro dos outros. 
Estou a falar de pessoas que claramente têm como profissão Desempregado, usurpador de Rendimento Mínimo. Há pessoas a passar verdadeiras dificuldades, que lutam pela subsistência e que procuram trabalho incansavelmente, mas ele não aparece. Pessoas que têm vergonha de pertencer às estatísticas, pessoas que estão a atravessar o inferno. E que depois são olhadas de revés, porque se mete toda a gente no mesmo saco, o saco dos inúteis, que se levantam às quinhentas, que vão tomar pequeno-almoço ao café, e comem croissants e almoçam francesinhas, porque já que estão ali, aproveitam e almoçam.
De tarde juntam-se noutro café para falar da vida alheia e criticam o governo que os sustenta e comentam a atualidade "E o Sócrates...esse é que a soube fazer bem, a roubar é aos milhões,...", e atrapalham o burros que andam feitos doidos a trabalhar.

Há uns que sofrem, que se escondem, que procuram, outros que vão trabalhar doentes, que não tem horas, que estão sempre a postos (noite e dia, feriados e dias santos)e há outros que fazem lista de Pai Natal à grande e à francesa....


Sem comentários:

Enviar um comentário

Será que regresso?

 Ando com vontade de escrever e de continuar a partilhar histórias mas, ao mesmo tempo, ando tão cansada, tão exausta, que não sei se vou co...